Imagem capa - 100 anos de histórias por Melissa Maia
Eu vivi isso!

100 anos de histórias





Está vendo esse senhor lindo descendo carro? Então, esse é o Senhor Manoel, mais conhecido como "Seu Manel". Em fevereiro fui convidada a fotografar seu aniversário . Fiquei super feliz com o convite. Fazer parte desse dia junto com eles, construindo memórias já seria incrível. Mas ai vem o fato especial... O Sr. Manoel não estava apenas fazendo aniversário, ele estava completando CEM ANOS! CEM ANOS de idade, vocês podem imaginar o que é viver um século?

 




Esse senhor tão lindo nasceu e viveu no Ceará, onde trabalhou muito, festejou muito, onde se apaixonou e construiu sua família. 

A maioria dos seus filhos vieram para Minas Gerais, mas ele permaneceu firme em sua terra natal. Até o dia que o amor de um vida inteira partiu, e então ele percebeu que para continuar a vida sem aquele sorriso ele precisaria de outros braços que o apoiassem caso ele desanimasse de se levantar. Foi quando decidiu juntar-se aos filhos e veio de coração aberto receber todo o carinho que sua família estava louca para lhe dar.








Ele estava radiante, chegou mais sorridente que nunca, olhando para todos, sem acreditar que tantas pessoas haviam dedicado esse tempo para comemorar com ele uma data tão importante quanto essa.







Ele sorria, ele tremia, ele estava tãooo feliz. Eu nunca o tinha visto tão contente... Sr. Manoel tem 100 anos, ele já tão tem a audição que tinha quando mais jovem, nem a visão, mas é lúcido como ninguém,








Observando ele nesse dia, e todo seu encantamento com todas aquelas pessoas lhe cumprimentando, lhe dando atenção, eu percebi o quanto é importante ouvir, olhar, parar um pouco o tempo para conversar com alguém que muito já viveu. Eu percebi o quanto isso é importante para eles. É muito difícil alguém parar para  conversar com um idoso, mas isso é TÃO IMPORTE,  principalmente para nós! Eles já viveram tanto, tem tantas histórias para contar e nós temos tanto para aprender....










Como um legítimo nordestino, uma coisa não podia faltar nessa comemoração. Sim, um belo forró para animar e levantar todos das mesas. E como foi animada essa festa... O salão não ficava parado, e a sanfona não parou nem um minuto, ate porque ele é apaixonado pelo som desse instrumento fantástico.









Ahh, quase me esqueço de contar. Ta vendo essa mãozinha segurando a dele ai? Essa mãozinha linda é da minha avó, minha paixão, e não só minha. O Sr. Manoel tem um carinho muito especial pela "Dona Chiquinha", e é tão lindo de se ver, é um carinho de gestos, mas muito respeitoso, afinal, o vovô não está mais aqui, mas as filhas são ciumentas,,, hahaha. Eles não se desgrudaram nem um minuto, pareciam estar vivendo essa felicidade juntos.









E chegou a hora dos parabéns! Foi lindoooooooo. Antes de cantar de fato os parabéns, houve uma homenagem linda, feita pela oradora oficial da família, contando a história desse homem de 100 anos. Foi choro na certa, todo mundo ficou com os olhos mareados, inclusive eu. Fizemos uma oração e não faltou palmas e vozes para cantar com muita alegria os parabéns para alguém que viveu um século e que é tão querido.











Essa foto, sem dúvidas é a minha preferida. Todos os filhos, netos, amigos, vieram fazer parte desse momento com ele. Muitos viajaram dias para estar aqui nesse dia, e eu estava ali, registrando tantas histórias juntas ao mesmo tempo. Quando esse trabalho acabou eu só podia fazer uma coisa; agradecer a Deus por ter me dado essa oportunidade.






E para finalizar, ele cantou e encantou. Com sua voz rouca e um pouco falha, ele acompanhou a sanfona e não errou uma palavra se quer...